Dicas InnTurtle:  Como funciona o Google Search em 5 minutos?

14-01-2021

Imagine uma biblioteca gigantesca onde os conteúdos estão guardados em gavetas cuja identificação está disponível num índice. 

Assim que é acionada a pesquisa a partir de uma palavra específica, o Google procura imediatamente por entre milhões de arquivos e de páginas, aquelas onde essa palavra é referida de forma relevante ora no título, ora nos primeiros parágrafos, recorrendo a um algoritmo que ajuda a selecionar apenas as que apresentam o conteúdo mais relevante onde essa palavra tenha prevalência. Claro que nesta seleção intervêm outros critérios como a geo-localização, a publicação recente ou a partilha por parte dos editores mais crediveis e relevantes mas junte tudo isto junto et voilá

Expliquemos com maior detalhe...

Sempre que efetua pesquisas, surgem milhares, por vezes milhões, de páginas Web com informações úteis. A forma como o Google descobre que resultados deve mostrar tem início muito antes de começar a escrever e é orientada pelo compromisso de disponibilizar as melhores informações. 

Mesmo antes de efetuar as suas pesquisas, o Google organiza as informações das páginas Web no índice de Pesquisa. O índice é semelhante a uma biblioteca, com a diferença de que contém mais informações do que todas as bibliotecas do mundo em conjunto. 

Numa fração de segundo, os algoritmos da Pesquisa Google selecionam de entre as centenas de milhares de milhões de páginas Web do índice de Pesquisa os resultados mais relevantes e úteis para aquilo que procura.  O ranking dos resultados que aparecem no Google é baseado em mais de 200 variáveis, que qualificam positivamente ou negativamente o posicionamento de cada site.

Para ajudar a encontrar o que pretende rapidamente, o Google fornece resultados em vários formatos úteis. Seja através de mapas com direções, imagens, vídeos ou notícias, inovando na forma de apresentação das informações. 

Quem paga aparece em primeiro nos resultados de pesquisa?

Não. Embora os anunciantes possam pagar para serem apresentados em secções claramente identificadas da página, ninguém pode comprar posicionamentos melhores nos resultados da pesquisa. 

É por esta razão de primordial importância a forma como apresentamos ao mundo a nossa página web, como fazemos uso das palavras-chave ou até como resumimos a nossa atividade, correndo o risco de simplesmente não aparecer por falta de adequação do nosso discurso à linguagem da gigantesca "máquina" de pesquisa que é o Google.